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Na Quinta-feira Santa, celebra-se a instituição da Eucaristia. Mas o que quer dizer Fração do pão?

Uma ação litúrgica que merece ser compreendida para ser melhor vivida - Jesus, na última ceia, realizou três ações importantes que se perpetuaram na Igreja: 1) pegou o pão e o cálice com vinho; 2) deu graças; 3) partiu (repartiu) o pão. E mandou realizar essas ações em sua memória. Os cristãos obedeceram e cada uma dessas ações evoluiu para uma ação litúrgica específica na celebração eucarística. A primeira (pegou o pão e o cálice com vinho) evoluiu para toda a ação litúrgica da preparação das oferendas (“ofertório”): desde a procissão levando as oferendas do pão e do vinho para o altar, até a oração sobre as oferendas.
A segunda (deu graças) evoluiu para a ação litúrgica da grande Oração Eucarística: desde a saudação e convite a “dar graças”, até o “Amém” final, cantado pela assembleia.
A terceira (partiu, repartiu o pão) evoluiu para uma ação litúrgica bem específica: a “fração do pão”. É o momento em que o sacerdote, antes da comunhão, pega o pão consagrado e parte-o (em pequenos pedaços, para ser distribuído). Trata-se de uma ação litúrgica de suma importância, mas às vezes pouco valorizada, realizada de forma inexpressiva, em plena movimentação do abraço da paz, de maneira que o povo nem percebe. E por que essa ação não é mais valorizada? Porque ainda não atinamos com o seu profundo sentido antropológico e teológico. Ela merece ser compreendida para melhor ser vivida.
O primeiro nome da missa era “Fração do Pão” - Temos que aprender a valorizar mais esse momento. Afinal, “Fração do Pão” foi o primeiro nome da celebração eucarística. E o Catecismo da Igreja nos apresenta os motivos: a missa se chamou assim porque esse rito, próprio da refeição judaica, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como presidente da mesa (cf. Mt 14,19; 15,36; Mc 8, 6-19), sobretudo por ocasião da Última Ceia (cf. Mt 26,26; 1Cor 11,24).
É por esse gesto que os discípulos o reconhecerão após a ressurreição (cf. Lc 24,13-35), e é com essa expressão que os primeiros cristãos designarão suas assembleias eucarísticas (cf. At 2,42-46; 20,7-11). Com isso querem dizer que todos que comem do único pão partido, Cristo, entram em comunhão com Ele e já não formam senão um só corpo Nele (cf. 1Cor 10,16-17).
Um sentido teológico por trás da “Fração do Pão” - Outro motivo para valorizar esse gesto, proveniente da tradição mais antiga da Igreja, trata-se de uma ação litúrgica profundamente simbólica e de grande densidade teológica. Na última ceia, Jesus partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo entregue em favor de vocês... Façam isso em memória de mim”. Meu corpo entregue!... Realmente, na cruz, seu corpo foi entregue, “partido”, em favor de todos nós. O rito da fração do pão nos torna visível o mistério da morte e ressurreição de Jesus, pelo qual aconteceu o esmagamento do pecado do mundo e a vitória sobre a morte. Ao ver como o pão é partido, contemplamos o mistério de Sua morte e ressurreição, Seu corpo entregue na cruz e agora repartido entre nós, para nossa salvação. E tudo isso sem Ele falar, nem reclamar de nada.
Por sinal, é impressionante seu silêncio. É como um cordeiro que, ao ser sacrificado, não dá um gemido. Por isso, ao olhar o pão sendo partido, as comunidades cristãs começaram a cantar: “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós”. E tudo sem esquecermos do sangue do Cordeiro derramado que, agora, depois da ressurreição, não está separado do corpo, mas unido. Por isso, ao partir o pão consagrado, o sacerdote coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio: “Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna”.

(Com base em texto de Frei José Ariovaldo da Silva, Ofm, Mundo e Missão/04.)


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