› home | mensagem do pároco

O que é “romaria”?

A romaria é uma prática tão antiga quanto a história do cristianismo, pertencendo ao patrimônio cultural e religioso da Igreja. O termo “romaria” surgiu no séc. XIII, para denominar o caminhar dos devotos cristãos para Roma (daí o termo “romaria”) ou para a Terra Santa.
Cristo, o grande peregrino que veio de Deus Pai para visitar a humanidade, inspira os cristãos a realizar peregrinações, buscando os lugares sagrados. No Brasil, milhares de peregrinos acorrem aos santuários de Aparecida do Norte, de Belém do Pará (Círio de Nazaré), do Divino Pai Eterno (Goiás). No Rio, destacam-se o Santuário da Penha e o do Cristo Redentor (Corcovado), que completará 80 anos em 2011 e recentemente foi transformado em santuário.
Enquanto peregrina, o cristão anima a própria fé, pede graças, agradece pelos dons recebidos, louva a Deus e, principalmente, recorda que a vida é um constante caminhar até o destino final, a Jerusalém Celeste.

(Com base em O Mensageiro de Sto. Antonio, maio/2010)

Matérias anteriores:

• Que os livros da Bíblia podem ser divididos em quatro grandes grupos?
• Como procurar uma passagem ou citação na Bíblia?
• O que é ladainha?
• O que são os doutores da Igreja?
• O que é o ambão?
• O que significa o altar?

• Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?