› home | mensagem do pároco

A Eucaristia - Corpus Christi

• A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV e é celebrada após a festa da Santíssima Trindade, que acontece depois do domingo de Pentecostes. A ideia é que “ao menos uma vez por ano, a Eucaristia seja celebrada com mais honra. Nesta comemoração sacramental do Cristo, ainda que sob outra forma, Jesus está presente no meio de nós com sua própria substância (Bula Transiturus de hoc mundo – 1264).
São Tomás de Aquino foi incumbido de elaborar a liturgia da celebração. No entanto, a morte do pontífice, ocorrida logo em seguida, prejudicou a difusão da festa. Mas Clemente V retomou o assunto e, no Concílio de Viena (1311), ordenou sua adoção. Em 1317, o Papa João XXII recomendou a procissão para toda a Igreja.
A data também é contemplada nos calendários sírio, armênio, copta, melquita e rutínio. (Extraído de Mundo e Missão jun.09)

• A afirmação de fé que repetimos na Celebração da Eucaristia, antes da Comunhão: “Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”, teve sua origem na Torá oral. O rei egípcio Abimelec teria pronunciado esta frase diante de Abraão. Sua reação se deveu ao fato de ele ter percebido que Sara, por quem ele se havia interessado, era esposa e não irmã de Abraão. Ao saber da verdade, quis reparar a ofensa inadvertidamente feita a Abrãao, pedindo-lhe perdão, com a tal frase.
Tal expressão ressurge quando um oficial romano em Mt 8,5-8, pede a Jesus que cure seu criado: “Jesus lhe disse: ‘Eu irei, e lhe darei saúde’. E o centurião, respondendo, disse: ‘Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar’ ”.
Assim, é como se Jesus se tornasse o novo Abraão, pois também se encontrou com um estrangeiro, para quem é sinal de salvação. Os cristãos ligaram, à Eucaristia, posteriormente, as palavras de Abimelec e do oficial romano. E o fizeram muito bem, pois a Eucaristia é o lugar da celebração da memória, deixando em todo aquele que crê a marca da aliança eterna feita com Abraão, realizada em Jesus.

(O mensageiro de Santo Antonio abr.11)

Matérias anteriores:

• Onde ficam alguns dos lugares citados na Bíblia? • Quais as roupas do sacerdote?
• O que é “romaria”?
• Que os livros da Bíblia podem ser divididos em quatro grandes grupos?
• Como procurar uma passagem ou citação na Bíblia?
• O que é ladainha?
• O que são os doutores da Igreja?
• O que é o ambão?
• O que significa o altar?

• Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?