› home | mensagem do pároco

Quais as roupas do sacerdote?

O Código de Direito Canônico (Cânon 929) prescreve que se utilizem, obrigatoriamente, os paramentos descritos nas regras litúrgicas.
O sacerdote celebrante deve primeiro vestir o amito, é que é um retângulo de tecido branco, com uma cruz ao meio e com fitas ou cordões em duas das pontas, devendo ser posto em volta do pescoço como se observa na imagem nº1. Usa-se o amito caso a alva não encubra completamente as roupas comuns sobre o pescoço.
Já a alva simboliza, pela sua cor, a pureza, a candura e a santidade de vida . A alva é obrigatória e não pode ser substituída pela sobrepeliz, espécie de alva encurtada e com mangas largas, muito usada, por exemplo, pelos coroinhas.
A não ser que o feitio da alva dispense, o sacerdote põe o cíngulo em volta da cintura. Ele pode ser branco ou da cor litúrgica do dia/celebração específica.
O sacerdote veste, então, a estola, também da cor litúrgica apropriada, descendo as pontas por seu peito e podendo ser ajustada pelo cíngulo.
Por fim, a casula, da cor litúrgica do período, é vestida sobre estola, alva, amito e cíngulo. Ela representa a caridade de Cristo - e a caridade vai por cima da autoridade, representada pela estola. A casula representa, também, o sacrifício da Cruz - onde Cristo demonstrou seu amor ao Pai e aos homens.
A casula é obrigatória, entretanto, se a missa é celebrada fora do recinto sagrado, isto é, em local que não seja uma igreja ou oratório, há um indulto em alguns países - no Brasil, inclusive - para que se utilize a túnica (misto de alva e casula) e a estola.

amito alva casula cingulo
estola alva

(Com base em O Mensageiro de Sto. Antonio, dez./2010)

Matérias anteriores:

• Qual o significado das missas do Natal?
• O que é “romaria”?
• Que os livros da Bíblia podem ser divididos em quatro grandes grupos?
• Como procurar uma passagem ou citação na Bíblia?
• O que é ladainha?
• O que são os doutores da Igreja?
• O que é o ambão?
• O que significa o altar?

• Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?