› home | mensagem do pároco

Qual o significado das missas do Natal?

A liturgia propõe 3 missas para a celebração do Natal, representando a “tríplice geração” do Filho:
1) Como Deus (substância divina, eterna) - Na Missa do Galo, à meia-noite, narra-se o nascimento de Jesus, em Belém, terminando com o canto dos anjos: Glória a Deus nas alturas. Deus (a luz) se manifesta para o povo (que caminhava nas trevas). É o encontro de Deus com os seres humanos. Símbolos utilizados: luzes, velas ou fogo.
2) Como Deus encarnado - na Missa da Aurora, o tema central é a visita dos pastores ao Menino (Deus encarnado em Maria, pela ação do Espírito Santo). Ele se apresenta aos simples.
3) Como Deus presente na vida humana, na História - Missa do Dia de Natal - o tema é a presença do Verbo de Deus na História (Deus eterno), Deus encarnado (Luz do mundo), exaltando Maria que, pelo mistério da encarnação, une a comunidade humana à celeste (Evangelho de São João).

(Com base em O Mensageiro de Sto. Antonio)

Matérias anteriores:

• O que é “romaria”?
• Que os livros da Bíblia podem ser divididos em quatro grandes grupos?
• Como procurar uma passagem ou citação na Bíblia?
• O que é ladainha?
• O que são os doutores da Igreja?
• O que é o ambão?
• O que significa o altar?

• Qual a importância da cadeira do sacerdote celebrante no espaço litúrgico?