› home | espaço paroquiano

Paroquiano, este espaço é seu. Envie-nos textos que possam ser de interesse para os paroquianos. Antes de serem publicados, os textos passarão pela aprovação da Pastoral da Comunicação e, eventualmente, dos padres da paróquia. Não esqueça de colocar seu nome e se pertence a alguma pastoral! Aguardamos sua colaboração!

Pai na terra e pai do céu

No Brasil, o mês de agosto é um mês em que comemoramos, no segundo domingo, o Dia dos Pais. Já aqui na Itália, o Dia dos Pais é comemorado no dia de São José, pai terreno de Jesus. Temos nosso pai terreno e nosso Pai celeste, Deus - Pai de Jesus - e por isto somos irmãos de Jesus, se o seguimos e o amamos.
O pai deve vigiar seu filho, educá-lo e até castigá-lo, se necessário. O pai também deve dar bom exemplo a seu filho. E deve ser respeitado. Devemos lembrar o mandamento: “Honrar pai e mãe”. Antigamente, rebelar-se contra o pai, maldizê-lo ou bater-lhe eram crimes que podiam ser castigados com a morte!
Pai não deve ser aquele que tem “cara” de mau e só pune, nem aquele que só sustenta financeiramente, mas sim aquele que usa o bom senso e que sabe amar seus filhos com coerência e justiça.
Pai é aquele que divide os problemas da família com sua companheira e com seus filhos e que participa da rotina e do dia a dia dos seus.
Pai é aquele que não abusa de sua autoridade, mas que jamais é ausente e alheio aos acontecimentos familiares.
É difícil achar o pai ideal, eles são homens, pessoas naturais e mortais como nós e muitas vezes devemos saber perdoá-los pelos seus atos.
Devemos, em nossas orações, agradecer ao Pai Celeste por termos nosso pai terreno e pedir perdão e proteção em nome de seu pai, humano e mortal.

Texto enviado por Rosalba Santalucia, que frequentava a paróquia da Ressurreição até mudar-se para San Donato Milanese, província de Milão, na Itália, onde hoje frequenta a Paróquia de Santa Bárbara.

Outros textos:
• Copa do Mundo - amor aos irmãos
• Saudade das Festas Juninas
• Maria, mãe de Jesus
• Páscoa, tempo de oração
• Com que roupa eu vou?
• Dra. Zilda Arns
• A importância de participar de um grupo de oração
• Quando se pensa na palavra Justiça
• Natal é o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus...
• Oração do presidiário