› pastorais | Schoenstatt

No próximo dia 13 de julho (de 2010) centenas de ônibus lotados de devotos da Mãe Peregrina de Schoenstatt vão sair em caravana de várias cidades do país rumo ao Santuário de Aparecida: o objetivo é participar de Missa Solene, no dia 14, celebrando o centenário sacerdotal do Pe. Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt, centrada no amor a Maria. Hoje, a Aliança de Amor, compromisso selado na capelinha da cidade alemã, se transformou em um movimento universal de renovação na Igreja. No Brasil, são 21 santuários e dezenas de comunidades ativas. No Rio, o movimento é centrado no Santuário de Vargem Grande.
Com o lema “Nada sem ti! Nada sem nós!”, seus fiéis confirmam a importância de Maria em nossa vida e de nossa contribuição ao Capital de Graças (expressão que nasceu com o Movimento: são ofertas espirituais, orações, sacrifícios, trabalhos, alegrias e renúncias que colocamos nas mãos de Maria) para a salvação da humanidade.
A Paróquia da Ressurreição também marcará presença em Aparecida. Funcionam, na paróquia, 5 grupos, cada um formado por 30 missionários, que mantêm viva a devoção e as visitas da imagem da Mãe Peregrina aos lares. A cada dia do mês, ela chega a um lar, em uma permuta de amor entre quem recebe e quem leva a bênção. E todo dia 18 do mês a missa das 18h é consagrada à N. Sra. de Schoenstatt (se coincide com o fim de semana, é adiada para a terça seguinte).
Interessante que as pessoas imaginam que, como em Fátima ou Lurdes, deu-se uma aparição na cidadezinha alemã, mas não foi bem assim. A imagem visitadora original é uma imagem comum, comprada em uma lojinha por Pe. Kentenich, mas ilustra a profunda experiência de fé que o inspirou a criar sua obra.

(Maria Christina M. de Castro)