› pastorais | pastoral da esperança

Em 1984 foi iniciada, nos cemitérios São João Batista e Inhaúma, a Pastoral da Esperança, presença da Igreja nos cemitérios, salas de velório e capelas mortuárias, através da ação dos leigos de cada paróquia. Em 1988 a ação foi estendida ao plano Diocesano (todos os cemitérios da cidade).

Em 2000, o Cardeal D. Eugênio Sales, investiu os primeiros Ministros da Pastoral da Esperança. Em 2001 o movimento passou a ser denominado Ministério da Consolação e Esperança e, em 2002, novos ministros foram investidos pelo Cardeal D. Eusébio Scheid. Em julho de 2005, outros 90 foram investidos.

Hoje, são mais de 20 paróquias que, na Zona Sul, com suas equipes, fazem o atendimento nas Capelas do São João Batista levando através do Evangelho, fé e esperança para todos os que aceitam a sua presença.

Na Paróquia da Ressurreição, integrantes da Legião de Maria, cumprem plantões no cemitério São João Batista.

Geralmente, são feitos cursos de formação, reuniões, retiros, missa de confraternização, aprofundamentos - tudo para tornar mais capacitados para o exercício da missão de projetar a luz do Evangelho e o amor de Jesus sobre aqueles que sofrem as perdas de entes queridos levando a Fé e a Esperança para todos, sejam ou não católicos.