› pastorais | encontro das mães

Deus sempre se utiliza de pessoas, próximas ou distantes, para nos chamar, e assim, por intermediação, realizar sua obra em nós, o que pode ser constatado na bíblia por diversas passagens como a do livro de Tobias (este cura o seu pai Tobit de uma cegueira através de uma viagem simples e sem maiores propósitos); e as do Novo Testamento, em que o centurião intercede pelo sevo, e Pedro intercede pela sogra enferma, ambos curados. Assim, vemos a importância do próximo como bom facilitador.

Os pais devem ser os facilitadores mais íntimos na vida dos filhos, assim como José e Maria foram; “Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2,51-52). “Não é que a gente vá endireitar o mundo; nós mães, já temos a graça de termos tantos poderes sobre os filhos, até o de impor as mãos sobre eles e rezar, diz Mary”. Estas palavras tão bem colocadas pela coordenadora do Encontro de Mães da paróquia expressam a autenticidade e a responsabilidade do amor materno que acompanha o filho. É fundamental o papel da mãe na educação e formação do seu filho; sem este amor, Jesus não cumpriria sua missão na Terra. Não há amor mais bonito e visceral que o amor de mãe, por isso alguns afirmam que, Deus é Mãe, também, além de Pai.

A intercessão e a evangelização são os pilares do grupo de mães. Rezam o Terço, partilham a Palavra, estudam o tempo litúrgico, imbuídas da maior espiritualidade com Deus. Nas orações intercedem não só pelas suas famílias, mas por pessoas que não são nem da paróquia, como os doentes em hospitais, os encarcerados, as guerras nos outros países e o mundo. Além das funções citadas acima, o grupo dá suporte aos eventos organizados pela “Tia” Suzana como as apresentações que envolvem as crianças da catequese.

A característica mais forte do grupo é a fraternidade. As mães se ajudam não só com palavras, mas com atitudes. Na partilha do grupo, elas expõem suas dificuldades e, na medida do possível, uma mãe ajuda a outra, como exemplos: uma mãe que trabalha fora o dia todo e não tem tempo de pegar o filho na escola, a outra se disponibiliza de pegar seu filho, ou quando uma mãe está doente, e esta precisa de ajuda nas tarefas domésticas, ou de ficar com o próprio filho, e por aí em diante.

O Encontro de Mães começou em janeiro de 2003 com duas ou três pessoas, no final do ano passado já eram 12, e hoje, o grupo tem 20 pessoas perseverantes. A origem do grupo aconteceu através de uma conversa entre a Susana (coordenadora da Perseverança das Crianças) e Mery de Campos Damazio (atual coordenadora do Encontro). Ambas constataram a necessidade de preenchimento do tempo das mães, enquanto estas esperavam seus filhos, além da forte vontade de evangelizar que Mery sentia. Então, Mery reuniu algumas mães, perguntando o que seus filhos achavam da perseverança, perguntou também se sabiam rezar o Terço, e daí a primeira reunião já estava feita; para as outras um pouco mais de organização e ação da providência de Deus.

A reunião sempre conta com testemunhos como uma das integrantes que teve sua família transformada. Seu marido nem rezava, passou a escutar a rádio Catedral, andar com o terço no bolso, e inclusive, participou de uma festa de aniversário para sua filha, promovida pelo grupo, em que era o único homem. A integrante Maria Edileuza tem dois filhos, uma moça de 18 anos e um garoto de sete anos que é coroinha da paróquia. Ela diz que já se livrou de um assalto relâmpago graças à coordenadora do grupo. “A Mery foi um anjo para mim. Somos anjos uns dos outros” - enfatiza ela.

Fica o convite a todas as mães que queiram participar deste Encontro, domingos, às 18h, para partilhar o dom da maternidade, para que toda mãe possa ser luz dentro de suas casas, na rua, em qualquer lugar que vá, espalhando o verdadeiro amor.