› pastorais | grupo de teatro

"Bruno e Cia.", assim Pe. José Roberto refere-se ao grupo de teatro, que vem encantando a todos com suas apresentações na Paróquia. O grupo começou através do trabalho da catequese, que Tia Suzana faz há bastante tempo.

Luis Fernando Bruno, mais conhecido como Bruninho - o Jesus do Auto de Páscoa e o São Pedro da homenagem aos porteiros - vem tomando a frente do grupo. Ele, que participa do musical "Francisco de Assis", diz ter aprendido tudo o que sabe de teatro - nomes técnicos, interpretação, base de balet clássico... - na peça dirigida por Ciro Barcelos, conhecimento que Bruninho procura passar a seus amigos do grupo.

"A proposta do grupo é evangelizar da forma que a gente sabe; eu poderia estar fazendo palestras evangelizadoras, coordenar grupinhos de crisma, mas não sei fazer isto. Sei interpretar, então procuro usar esse dom que Jesus me deu para evangelizar", diz Bruninho, que completa: "Queremos atingir todo o tipo de público, não somente as crianças, mas todas as faixas etárias".

O número de integrantes do grupo que varia, de ano para ano, contou, por exemplo, no Auto de Páscoa, com cerca de 80 pessoas, já que houve participações especiais do coral da Capela Anunciação, do grupo de coroinhas e das crianças da catequese. Eles também contam com Regina (no órgão) e Pierre (no clarinete), que participam dos ensaios e apresentações havendo, assim, a integração música-teatro. A maioria dos integrantes do grupo, porém, é de jovens da Perseverança de domingo.

A princípio, as apresentações limitam-se à Paróquia, mas eles têm o projeto de apresentar-se em outros lugares, como já ocorreu no dia de São Pedro, em missa celebrada no Posto 6, na qual o grupo homenageou o santo. Outro projeto do grupo é organizar uma "Pastoral do Teatro", com reuniões fixas e um coordenador, já que eles, por enquanto, só se reúnem para preparar peças quando há alguma data importante no Calendário Litúrgico, como Natal, coroação de Nossa Senhora, dia de Santo Antônio...

Mas, antes de expandir o trabalho é preciso vencer as dificuldades que têm para colocar uma peça em cena: isto requer gastos com maquiagem, figurino... Pe. José Roberto e Tia Suzana sempre ajudam, mas como nem sempre é suficiente, os integrantes acabam usando o próprio dinheiro para comprar o que falta.

Os "pequenos notáveis" destacam a importância dos meios de comunicação para a evangelização. O teatro seria um recurso valioso nessa empreitada, sendo uma forma prática de divulgar valores éticos, religiosos... Assim, o grupo pede colaborações, para que possa continuar realizando essa tarefa. Se alguém tiver interesse em ajudar, ou desejar participar do grupo, pode procurar a secretaria da paróquia.