› home | santos

Santos do mês

Santo Albino, Bispo e Confessor (+ Angers, França, 550)
Era de origem nobre e durante 35 anos governou como abade um mosteiro. Já sexagenário, foi eleito para o Bispado de Angers. Combateu corajosamente, arriscando nisso sua própria vida, um costume bárbaro muito praticado na época: o casamento incestuoso de homens com suas irmãs ou filhas. Convocou dois concílios regionais, contra esse costume condenado pela moral católica.

São Simplício, Papa e Confessor (+ Roma, 488)
Foi Papa de 468 a 483 e assistiu, durante seu pontificado, à queda do Império Romano do Ocidente, acontecimento que abalou o mundo e afetou grandemente as condições de vida da Igreja. Soube conduzir com firmeza a Barca de Pedro em meio aos mares revoltosos, combatendo também com vigor o nestorianismo e o monofisitismo, duas heresias que na época ameaçavam a integridade da doutrina católica.

Sãos Marino e Santo Astério, Mártires (+ Palestina, 262)
Narra o Martirológio Romano que Marino era um militar cristão que iria ser promovido ao grau de centurião. Um rival, invejoso, denunciou-o como cristão, e São Marino aceitou o martírio para não trair sua fé. Astério, senador romano que assistiu ao suplício de Marino, recolheu seu corpo com respeito e veneração, sendo por isso também condenado à morte.

São Casimiro, Confessor (+ Grodno, Lituânia, 1484)
Era filho de Casimiro IV, rei da Polônia e grão-duque da Lituânia. Durante quatro anos governou, em nome do pai, o reino da Polônia. Piedoso e devoto da Virgem, fez ainda muito jovem voto de castidade, e recusou-se por isso a casar com uma princesa filha do imperador do Sacro Império. Morreu aos 23 anos, deixando fama notória de santidade.

São Teófilo, Bispo e Confessor (+ Palestina, 195)
Bispo de Cesaréia, na Palestina, destacou-se pelo amor que demonstrou na defesa das tradições apostólicas em matéria litúrgica

Santa Rosa de Viterbo, Virgem (Viterbo, Itália, + 1252)
Morreu com apenas 18 anos. Sua vida é repleta de episódios maravilhosos. Com apenas 12 anos já exortava a população de Viterbo a fazer penitência e a se manter fiel à Igreja, sem dar ouvidos às heresias que se difundiam na época. Seu corpo foi preservado da corrupção após a morte, e conservou-se perfeitamente intacto até mesmo depois de um incêndio que consumiu a madeira do próprio caixão.

Santa Perpétua e Santa Felicidade, Mártires (+ Cartago, 203)
Perpétua era uma nobre cartaginesa, de 22 anos, e Felicidade era uma escrava também jovem. Por serem cristãs foram aprisionadas. Perpétua levou consigo um filhinho de tenra idade, e Felicidade estava grávida e deu à luz na prisão, dois dias antes de serem martirizadas. Ambas tiveram seus nomes inscritos no Cânon da Missa.

São João de Deus, Confessor (+ Granada, 1550)
Português natural do Alentejo, fundou em Granada a Ordem da Caridade, que depois ficou mais conhecida como Ordem dos Irmãos Hospitalários de São João de Deus. É patrono dos enfermeiros e dos hospitais católicos.

São Domingos Sávio, Confessor (+ Riva de Chieri, Itália, 1857)
Aluno e filho espiritual de São João Bosco, morreu com apenas 15 anos de idade. Seu lema de vida era "antes morrer que pecar". É um dos patronos da juventude católica.

Quarenta Santos Mártires de Sebaste (+ Armênia, 320)
Eram quarenta soldados cristãos, de várias nacionalidades, que foram presos e submetidos ao suplício de serem lançados nus, em pleno inverno, num lago semigelado. Foi um suplício lento e extremamente doloroso. A certa altura um dos supliciados resolveu renunciar a Jesus Cristo e saiu do lago, morrendo imediatamente e sem ter alcançado a palma do martírio. Um dos guardas pagãos, tocado pela graça, lançou-se ao lago proclamando que também queria ser cristão e morrer por Nosso Senhor. Ficou completo, assim, o número dos mártires.